Leite, Espinafre e Salmão no combate à Artrose

artrose 

O pensamento de que a artrose não tem cura,  e o máximo que se pode fazer é suportar as dores, já caiu por terra. A medicina ortomolecular mostra que por meio de leite, tomate, espinafre, kiwi, salmão, entre outras frutas, verduraslegumes, o paciente pode adquirir uma melhor qualidade de vida.

O tratamento à base da reposição de zinco, magnésio, cálcio e vitaminas diminui a dor, a rigidez das articulações e aumenta a capacidade geral do indivíduo.

Ao longo dos tempos, o homem vem se saciando pela quantidade e não pela qualidade, o que na prática leva ao desequilíbrio de nutrientes vitais para o organismo.

É com esse intuito que o tratamento fornece energia ao organismo, mostrando a maneira correta de se alimentar. Legumes e verduras crus são uma fonte de sais minerais, vitaminas e fibras. Já frutas são alimentos ricos em energia e mantém a saúde através de suas vitaminas, sais minerais e enzimas, além de varrer os radicais livres.

A artrose surge a partir dos 30 a 40 anos, de forma silenciosa, podendo causar desde desvios de direção nos joelhos até alterações do metabolismo. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, associada às alterações perto da cartilagem como os ossos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, a doença se estabelece principalmente na coluna, nos ossos das mãos, nos pés e na bacia. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão os resultados obtidos.

Os principais aliados ao combate da artrose são:

  • Zinco – promove a liberação do hormônio do crescimento, participa da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas;
  • Cálcio – componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar a osteoporose e raquitismo. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora;
  • Selênio – melhora as condições da cartilagem. Encontrado no alho, cebola, cogumelo e castanha-do-pará;
  • Magnésio – fixa o cálcio nos ossos e dentes. Sua falta pode causar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi;
  • Boro – melhora o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose. Ele é encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também  é uma fonte de boro, dependendo da sua origem;
  • Vitamina D – previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose. Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol;
  • Vitamina K – proteína responsável pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras;
  • Vitamina C – tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem. Sua deficiência pode causar alterações de crescimento. Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja.

 


Fonte: Você sabia.net

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